Inhotim

Instituto e Arte Contemporânea e Jardim Botânico

O Instituto Inhotim é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior museu a céu aberto do mundo.
Está localizado em Brumadinho, uma cidade com 38 mil habitantes, a apenas 60 quilômetros de Belo Horizonte.

Site: www.inhotim.org.br

A Pirâmide de São Tomé das Letras – MG 

Na cidade de São Tomé das Letras está localizada “A Pirâmide”, que tem esse nome pelo formato arquitetônico adotado em sua construção.
Ninguém sabe dizer ao certo os motivos que levaram à sua construção, seu projeto tão moderno e arrojado e o porquê do abandono do local. Os turistas visitam o local frequentemente para registro fotográfico das belas paisagens vistas da Pirâmide e outros para meditação, exercícios mentais e terapias alternativas.
Fica localizada num dos pontos mais altos da cidade e tem uma visão panorâmica de 360 graus, a uma altitude de 1450 metros acima do nível do mar, o que permite a observação de praticamente toda a região ao redor.
A construção é um dos cartões postais de São Tomé das Letras. Foi construída com pedra, fica apenas a um quilômetro do centro e é ponto de encontro no pôr-do-sol pela paisagem deslumbrante.

Feira de Artesanato de Belo Horizonte

Está em Belo Horizonte e quer fazer um programa diferente? Conheça a Feira de Artesanato, popularmente conhecida como Feira Hippie, que acontece desde 1971 como um evento permanente. Funciona todos os domingos, das 7h às 14h, fica localizada na avenida Afonso Pena, entre a rua da Bahia e a rua dos Guajajaras, no centro da cidade.
É uma das maiores feiras da América Latina e chega a receber por ano aproximadamente 100 mil visitantes de todos os lugares do Brasil e do exterior. Conta com cerca de 3 mil expositores divididos em 17 setores. Lá você vai encontrar as mais diversas mercadorias, como roupas, bolsas, sapatos, bijuterias, decoração, bordados, móveis, enxoval de bebê, brinquedos, entre muitas outras coisas. E o melhor de tudo: os preços são ótimos! Além do artesanato, a feira também oferece barraquinhas com diversos petiscos.
Faça esse passeio pela Feira Hippie que com certeza não irá se arrepender!

Site: www.feirahippiebh.com

Cidade das Esmeraldas 

Já ouviu falar da cidade mineira de Esmeraldas? Que tal viajar por destinos bem próximos de Belo Horizonte para fugir um pouco da agitação? Conheça a cidade de Esmeraldas, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte.
O distrito foi criado com a denominação de Santa Quitéria em 1832-1891, mas a partir do ano de 1943 recebeu seu nome atual. Conta-se que a cidade recebeu esse nome em referência ao bandeirante Fernão Dias Paes Leme, pelo fato da cidade fazer parte da rota dos bandeirantes, e alguns componentes da bandeira dele encontrarem pedras verdes na região, parecidas com esmeraldas, mas que na verdade eram turmalinas.
Para os turistas que desejam conhecer o local, Esmeraldas dispõe de belas paisagens, passeios e pontos turísticos, como por exemplo, o Casarão Santo Antônio, a Igreja de Santa Quitéria, a Fazenda Serra Negra, a Igreja de Santana, o Mirante, além de lindíssimas cachoeiras. (Veja abaixo mais informações sobre alguns pontos turísticos)
Também há diversas opções de hotéis e pousadas para todos os gostos, oferecendo todo sossego, conforto e lazer para os hóspedes. Pra quem quer tranquilidade e belas paisagens, Esmeraldas é um destino incrível, vale a pena conhecer!

Casa do Baile - Lagoa da Pampulha/BH

A Casa do Baile foi inaugurada em 1943 para abrigar um pequeno restaurante e fica situada numa pequena ilha artificial ligada à orla da lagoa da Pampulha por uma pequena ponte de concreto. Com a finalidade de tornar a Pampulha um centro de reuniões populares, a Prefeitura fez o edifício do Baile, local destinado às diversões com duas finalidades na execução desta obra: a valorização artística da Pampulha e a função social, como diversão para o povo.
O projeto arquitetônico original e seu paisagismo foram concebidos por Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx, uma referência da moderna arquitetura brasileira. O projeto propunha uma integração total com o ambiente da lagoa.

Museu de Artes e Ofícios

Museu de Artes e Ofícios é um museu brasileiro localizado na cidade de Belo Horizonte. Inaugurado em 14 de dezembro de 2005, é o primeiro empreendimento museológico brasileiro dedicado integralmente ao tema do trabalho, das artes e ofícios no país.
Site: www.mao.org.br

Lavras novas (Ouro Preto) 

A 120 km de Belo Horizonte está Lavras Novas, distrito de Ouro Preto. Roteiro turístico para quem procura paz, o local é um vilarejo entre as montanhas com pequenas casas coloridas em estilo colonial, uma igreja no centro da cidade, cerca de 1500 habitantes,  além de diversas lendas e histórias.
Há diversas pousadas, bares, restaurantes e por estar localizado no Parque Nacional do Itacolomi, rico por suas belezas naturais preservadas e com uma admirável topografia, atrai os os amantes do ecoturismo, entre eles os praticantes de esportes radicais, como o rapel, trekking, ciclismo e trail. Além disso, o vilarejo é cercado por quedas d’água: são 14 no total. Cinco delas são de fácil acesso e bastante frequentadas aos finais de semana. Entre as mais conhecidas estão a Nossa Senhora dos Prazeres, a do Falcão, a do Castelinho e a dos Três Pingos.

Site: www.lavrasnovas.com.br