nutrição

Nutrientes essenciais são compostos que o corpo não pode produzir ou não pode produzir em quantidade suficiente.

Embora existam muitos nutrientes essenciais, eles podem ser divididos em duas categorias: macronutrientes e micronutrientes.

  1. Os macronutrientes são ingeridos em grandes quantidades e incluem os principais componentes de sua dieta – proteínas, carboidratos e gordura – que fornecem energia ao corpo.
  2. Vitaminas e minerais são micronutrientes, e pequenas doses vão longe.

Existem seis grupos principais de micronutrientes essenciais e macronutrientes:

Proteínas:
Um surpreendente 16% do peso corporal da pessoa média é de proteína. A proteína é usada principalmente para o crescimento, saúde e manutenção do corpo.
Todos os seus hormônios, anticorpos e outras substâncias importantes são compostos de proteína. A proteína não é usada para abastecer o corpo a menos que seja necessário.
As proteínas são feitas de aminoácidos diferentes. Enquanto o corpo pode criar alguns aminoácidos por si só, existem muitos aminoácidos essenciais que só podem vir da comida. Você precisa de uma variedade de aminoácidos para o seu corpo funcionar adequadamente.
A boa notícia é que você não precisa comer todos os aminoácidos de uma só vez. Seu corpo pode criar proteínas completas dos alimentos que você come durante o dia.

Gorduras:
Gorduras saudáveis são uma parte importante de uma dieta saudável.
De acordo com a Harvard Medical School, a gordura sustenta muitas das funções do seu corpo, como a absorção de vitaminas e minerais, a coagulação do sangue, a construção de células e o movimento muscular.
Sim, a gordura é rica em calorias, mas essas calorias são uma importante fonte de energia para o seu corpo.
É recomendável que até 30%¨de suas calorias diárias sejam provenientes de gordura. A inclusão de gorduras saudáveis em sua dieta pode ajudá-lo a equilibrar o açúcar no sangue, diminuir o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2 e melhorar sua função cerebral. Elas também são poderosos anti-inflamatórios e podem reduzir o risco de artrite, câncer e doença de Alzheimer.

Água:
Você pode passar semanas sem comida, mas não pode durar mais do que alguns dias sem água. A água é absolutamente crucial para todos os sistemas do seu corpo. É também a principal coisa de que você é feito. Cerca de 62% do seu peso corporal é água.
A água melhora a função cerebral e o humor. Atua como um amortecedor e um lubrificante no corpo. Também ajuda a eliminar toxinas, transportar nutrientes para as células, hidratar o corpo e prevenir a constipação.
Mesmo desidratação leve pode fazer você se sentir cansado e prejudicar sua concentração e desempenho físico.

Minerais:
Muito parecido com vitaminas, os minerais ajudam a sustentar o corpo. Eles são essenciais para muitas funções do corpo, incluindo a construção de ossos e dentes fortes, a regulação do seu metabolismo e a manutenção de uma boa hidratação. Alguns dos minerais mais comuns são cálcio, ferro e zinco.
Além de fortalecer os ossos, o cálcio ajuda na transmissão do sinal nervoso, mantendo a pressão sanguínea saudável e a contração e relaxamento muscular. O ferro sustenta os glóbulos vermelhos e a criação de hormônios, enquanto o zinco estimula o sistema imunológico e cura a ferida.

Vitaminas:
As vitaminas são vitais para afastar doenças e permanecer saudável. O corpo precisa desses micronutrientes para sustentar suas funções. Existem 13 vitaminas essenciais que o corpo precisa para funcionar adequadamente, incluindo vitaminas A, C, B6 e D.
Cada vitamina desempenha um papel importante no corpo, e não recebendo o suficiente deles pode causar problemas de saúde e doenças. As vitaminas são essenciais para uma visão, pele e ossos saudáveis.
Vitaminas podem reduzir o risco de câncer de pulmão e próstata, e eles são poderosos antioxidantes. Vitaminas como a vitamina C estimulam o sistema imunológico e ajudam o corpo a se curar.

Carboidratos:
Carboidratos são necessários para um corpo saudável. Carboidratos alimentam seu corpo, especialmente o sistema nervoso central e o cérebro, e protegem contra doenças, de acordo com a Mayo Clinic.
Os carboidratos devem perfazer 45 a 65% do total de calorias diárias.

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